Delegacia de Atendimento à Mulher de Três Lagoas ( MS ) registrou no período 1/1/2025 a 29/12/2025, 880* boletins de ocorrência. Além disso, *452* boletins de ocorrência foram registrados durante o plantão da DEPAC e posteriormente encaminhados à DAM, unidade especializada e com atribuição legal para a investigação de crimes praticados contra mulheres e meninas em contexto de violência doméstica e/ou de gênero, bem como de crimes contra à dignidade sexual. Ao todo, foram deliberados na unidade *1332* boletins de ocorrência, evidenciando o elevado volume de demandas submetidas à análise técnica da delegacia especializada.
No mesmo período, foram instaurados *1356* procedimentos policiais, compreendendo 1332 Inquéritos Policiais, 24 Autos de Apuração de Ato Infracional (AAAI), referentes às infrações praticadas por adolescentes.
Foram concluídas, por intermédio do grupo de trabalho, *2054* Investigações, o que reduziu drasticamente o número de inquéritos em andamento, totalizando apenas *53* inquéritos nos cartórios da unidade. O ano de 2024 terminou com *795* inquéritos na delegacia, uma redução aproximada de *93,4%* no número de inquéritos em anandamento.
No tocante às medidas protetivas de urgência, foram solicitadas *874* Medidas Protetivas de Urgência, *número que igualmente representa o maior já registrado na história do município,* demonstrando a confiança das vítimas no atendimento especializado e a atuação célere da Polícia Civil na adoção de providências imediatas para a preservação da integridade física e psicológica das vítimas.
Foram realizadas exclusivamente pela equipe de policiais da DAM 84 prisões em flagrante de suspeitos, o que demonstra a rápida tomada de ação pela delegacia frente à uma denúncia formalizada pela vítima.
Nesse contexto, a Polícia Civil, por meio da Delegacia de Atendimento à Mulher, consolida-se como porta de entrada do sistema de justiça, atuando de forma especializada, humanizada e técnica para interromper ciclos de violência contra mulheres e meninas e assegurar a proteção qualificada de crianças e adolescentes, com encaminhamento adequado à rede de proteção e responsabilização dos autores.
